
O teste H-T-P (House - casa, Tree - árvore, Person - pessoa), é o teste projetivo mais usado em exames e em crianças acima de 8 anos de idade, adolescentes e adultos, e sua aplicação pode ser feita individual, ou em grupo. O tempo de realização é livre, mas, geralmente, não ultrapassa a média de 30 a 90 minutos. O material utilizado é papel ofício A-4 (tamanho ideal, não pode ser papel com pauta), lápis grafite nº2. Os desenhos são feitos a mão livre, ou seja, sem régua ou objetos que sirva a essa função. O uso da borracha, está a critério do observador, sendo optativo, quase sempre compõe o kit, porque a sua utilização já consiste o motivo de análise. E quando se trata de criança principalmente, também se utiliza lápis colorido.
Alguns conceitos que levam em conta na interpretação
- Posição do desenho: Todo desenho na parte superior do papel, está relacionada com a cabeça, o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquedo indica pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, respresenta o momento atual.
- Dimensões do desenho: Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou com falta de confiança.
- Traços do desenho: Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva.
- A pressão do desenho: Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.
- As cores do desenho: O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade; o verde, certa maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.
- Árvore: Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança, Quando o tronco da arvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações.Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.
- Casa: Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída.
- Barco: Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter controlo da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição.
- Flores: desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz.
Obs: Esses só são alguns dos conceitos utilizados para as interpretações. Não devemos generalizá-los. Pois é preciso levar em conta as condições biográficas e familiar de cada pessoa que desenhou, e também saber sobre a história pessoal, que servirá como marco de referência de quem está fazendo o desenho.
Referência
http://www.algosobre.com.br/psicologia/teste-do-desenho-um-espelho-da-alma.html
http://www.gforum.tv/board/1735/331122/como-interpretar-os-desenhos-das-criancas.html
http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/210-como-interpretar-os-desenhos-das-criancas.html
Imagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8ERI6g9ZPf4qR9U9areffV9aW-HeolvSTj93E83si1hyphenhyphenhEJdRQPKXEDWe-J4sm-K5gbV95_mtHwSMBGIL-VW8tlXAeeBpXAeQfT7vSl6NYAY0lcbTL1py2_iXGJG1HVq-zK01EyZNu_k/s400/l%C3%A1pis+de+cor.bmp
Nenhum comentário:
Postar um comentário